Projeto Da Terra à Mesa

Conheça o Projeto

Sistema de Plantio Direto de Hortaliças e outras culturas (SPDH+)

🌿🌾 O Sistema de Plantio Direto de Hortaliças e outras culturas (SPDH+), é uma metodologia utilizada pelo Projeto da Terra à Mesa, como forma de promover a transição agroecológica massiva na agricultura familiar na região sul do Brasil.

✅ É um caminho para a construção de um novo jeito de fazer agricultura, que diminui os custos, mantém e melhora a produtividade e as condições ambientais.

🌱☘️ Na dimensão técnico científica, muda o raciocínio agronômico, tendo a planta como centro e a saúde de plantas e a saúde ambiental como perspectiva. Sustenta-se na biodiversidade e produção de biomassa para ampliar a funcionalidade e fertilidade do sistema.

🔁 Na dimensão político pedagógica se exerce num processo dialético e dialógico que busca a transformação da realidade, dos contextos e dos sujeitos envolvidos por meio da interação constante e unitária entre prática e teoria - Práxis.

⏩ Um grande diferencial em relação a outros métodos, é que o SPDH+ parte do real, que na maioria dos casos é o modelo agroquímico/ industrial, para o ideal, ou seja, para a agroecologia, num processo mediado pela realidade concreta.

Implementação do método de Sistema de Plantio Direto de Hortaliças e outras culturas (SPDH+), em áreas destinadas a atividade leiteira